Instalação dos módulos sombreadores: confira quais as etapas!

A instalação dos módulos sombreadores é uma solução cada vez mais procurada por empresas, indústrias, condomínios e estabelecimentos comerciais que buscam trazer mais conforto e segurança para os seus espaços abertos. Isso porque mais do que proteger veículos e pessoas contra os efeitos do sol e da chuva, essas estruturas agregam valor estético e contribuem para a preservação dos ambientes externos.

Entretanto, para garantir que todas essas vantagens sejam aproveitadas ao máximo, a instalação dos módulos sombreadores dever ser realizada da forma correta, desde o estudo inicial à finalização. Afinal, cada etapa do processo influencia diretamente na durabilidade, segurança e eficiência do projeto.

Neste post da Tecno Sombra®, você vai conferir quais são as principais etapas para a instalação de módulos sombreadores e entender como funciona esse processo na prática.

Quais as etapas da instalação dos módulos sombreadores?

O processo de instalação dos módulos sombreadores precisa contar com um planejamento consistente, uma vez que as etapas devem estar claras e bem definidas. Assim, é possível respeitar à risca o cronograma com eficiência e reduzir as interferências no dia a dia do local, como em estacionamentos de supermercados, sedes de empresas, centros comerciais, condomínios residenciais, entre outros ambientes.

Como especialista experiente no segmento de módulos de sombreamento, a Tecno Sombra® está aqui para te explicar como funciona esse processo de instalação dos sombreadores. Também ressaltamos que a atuação de uma equipe treinada e habilitada é fundamental, visto que esse serviço pode exigir o trabalho em altura, espaços de difícil acesso e outros locais que necessitam do cumprimento das normas técnicas vigentes no Brasil.

Veja como acontece uma instalação dos sombreadores bem estruturada!

1. Medição e conferência

Após a aprovação do projeto, um profissional técnico realiza as medições e conferências necessárias para o início da obra. Nesta etapa, são verificadas condições importantes, como: desníveis ou elevações no terreno, presença de redes de água e esgoto, obstáculos aéreos que possam interferir na instalação, sondagem e análise técnica em áreas com laje, incluindo histórico de infiltrações e fissuras. Essa fase é fundamental para garantir a precisão e a viabilidade do projeto.

2. Fundação e fixação

Com a etapa de medição e conferência concluída, os engenheiros definem a melhor solução de fundação e fixação para o projeto. Os dois métodos principais são: a fundação com sapata de concreto e a fixação com chumbadores químicos.

Fundação com sapata de concreto

O método de fundação com sapata de concreto consiste na abertura de valas (conforme o planejamento prévio), aplicação de berço de brita e armação de aço, concretagem e centralização dos chumbadores. Após esses passos, a fundação leva um tempo médio de 30 dias para a cura completa. O resultado proporciona resistência estrutural e durabilidade a longo prazo.

Fixação com chumbadores químicos

Para áreas com laje ou superfícies de concreto já existente, a solução mais eficiente e segura é a fixação por chumbadores químicos. Esse tipo de fixação é executado de acordo com as normas técnicas da ABNT NBR 9452 (instalação de ancoragens) e as recomendações do fabricante da resina utilizada na obra.

Entre as vantagens desse método, estão: a alta resistência mecânica à tração e ao cisalhamento; a prevenção de fissuras na laje, pois não exige cortes profundos; a distribuição uniforme da carga, já que evita pontos de tensão concentrados; a instalação rápida, sem necessidade de grandes obras civis; e a vedação contra infiltrações.

Esse sistema é amplamente utilizado em projetos de engenharia de alto desempenho devido à sua alta confiabilidade, segurança, rapidez de execução e longa vida útil.

3. Instalação e montagem

Após a fundação estar pronta e curada, inicia-se a instalação da estrutura dos módulos de sombreamento. Essa etapa envolve os seguintes passos:

  • Fixação e alinhamento dos pilares;
  • Instalação das mãos francesas e travamento da cúpula;
  • Montagem da estrutura metálica;
  • Colocação e tensionamento da tela sombreadora.

Todo o processo de instalação dos sombreadores segue rigorosamente todas as normas técnicas de segurança determinadas para o setor. Somente dessa forma, é possível garantir a proteção de todos os presentes nos espaços e a qualidade do serviço.

4. Finalização

A instalação dos módulos sombreadores possui uma etapa final indispensável, onde é realizada uma inspeção completa de todos os elementos e do local, abrangendo: a conferência de alinhamento e tensionamento das telas, a revisão do aperto de todos os parafusos e fixações, a limpeza das estruturas e do espaço de trabalho e a entrega técnica do projeto pronto para uso.

Como garantir a qualidade da instalação dos módulos de sombreamento?

Com a Tecno Sombra®! Construímos uma trajetória consolidada no segmento de módulos de sombreamento com décadas de experiência e uma equipe formada por especialistas. Assim, conseguimos oferecer soluções completas com alta capacidade técnica, desde o planejamento até a manutenção. Aqui, cada projeto é executado com máxima precisão e atenção aos detalhes, assegurando durabilidade, segurança, conforto térmico e proteção solar para os seus espaços.

Nossa expertise possibilita atender os mais diferentes projetos, como estacionamentos e demais áreas externas que precisem de coberturas em shoppings, lojas, hipermercados, hospitais, condomínios, indústrias, clubes e diversos outros espaços. Ao escolher a Tecno Sombra®, você transforma seu projeto em um investimento seguro e eficiente, com a confiança de quem é referência no mercado de sombreamento.